Não é surpresa para ninguém que vivemos hoje na era da tecnologia e que este cenário está se desenvolvendo cada vez mais, quando novas ferramentas passam a existir. Por consequência, a sociedade passou por algumas mudanças que interferem diretamente no nosso dia a dia e maneira de se relacionar com os outros.

Além das relações pessoais, o ambiente empresarial também foi afetado. Algumas tecnologias revolucionaram o mercado, diminuindo o espaço de ferramentas analógicas e as substituindo por instrumentos de maior funcionalidade e desempenho. Conheça algumas delas:

Big Data

O Big Data é uma ferramenta que possibilita a coleta e análise de grande volume de dados. Sua aplicação à realidade empresarial é bem útil, pois facilita muitas tomadas de decisões e, por consequência, influencia diretamente a gestão do negócio.

Transmissão de dados por redes sem fio

Com a internet sem fio, os desenvolvedores de 3g conseguiram conectar  pessoas de locais bem distantes, em diversos pontos do mundo. Podemos mencionar algumas tecnologias que são independentes de fios para executar suas ações:

  • o wireless;  
  • bluetooth;
  • o infravermelho;

Smartphones

Os telefones inteligentes integram computadores e celulares, através de seu sistema operacional, que permite a instalação de diversos aplicativos, desde programas de edição de textos ou imagens, até jogos e utilitários – como o whatsapp, por exemplo, que mudou extremamente o relacionamento entre as pessoas, já que agora a comunicação pode ser full time.

 

Google Drive

O Google Drive é uma ferramenta bem completa de armazenamento em nuvem, que  garante a disponibilidade de alguns recursos fundamentais para todas as pessoas, especialmente as inseridas no mercado de trabalho.

Processador de texto, folha de cálculo ou até mesmo um programa que cria apresentações; Integração com tradutor, recursos para criação de linhas, gráficos e tabelas, templates, a possibilidade de compartilhar pastas e documentos com outras pessoas, edição simultânea de um documento por duas ou mais pessoas e anotações sobre os conteúdos, são algumas das diversas recursos do serviço.

Acesso Remoto

Outro destaque dessas novas ferramentas é o de acesso remoto, uma tecnologia que possibilita que técnicos de informática acessem o computador dos funcionários da empresa, remotamente. O Team Viewer é uma boa opção para quem busca programas que conectam usuários em segundos e em qualquer local e dispositivo.

Este tipo de acesso viabiliza algumas atividades muito positivas para as empresas. Confira:

  • Trabalhar simultaneamente com o funcionário;
  • Visualizar a área de transferência;
  • Transferir pastas e arquivos entre os computadores do administrador e do funcionário;
  • Rastrear remotamente os computadores, possibilitando a visualização dos usuários e seus históricos de atividades e de trabalho.

Todos as atividades mencionadas abrem portas para uma nova realidade de mercado que passa a ter inúmeras possibilidades de modelo de trabalho e de cultura organizacional. Esse conjunto de ferramentas e aplicativos atua como uma “automação do escritório” e todas essas influências mecanizam os trabalhos até então manuais, otimizando o trabalho de todos. Além disso, permitem que haja um conhecimento maior e mais completo sobre os seus consumidores, o que é essencial para seu sucesso.

Abaixo listamos mais benefícios que o ambiente de trabalho obteve com o surgimento desses novos programas e ferramentas. São eles:

  • Optimização do trabalho.
  • Agilidade na finalização das tarefas.
  • Maior coordenação interdepartamental.
  • Mais atenção com os clientes.
  • Melhoria na produtividade.

Esse cenário torna necessária a adaptação da empresa em relação a entrada das novas ferramentas de informação e acaba por exigir que as organizações entendam a sua atual estrutura de trabalho e quais seriam as melhores ferramentas para elas.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *