Todo os dias, milhões de pessoas acordam querendo mudar suas vidas profissionais, com a ambição de empreender, abrir o próprio negócio e se tornar protagonista no mundo dos negócios.

São pessoas desmotivadas com suas carreiras, querendo ganhar mais, ou desempregadas com pouca perspectivas de retorno pro mercado formal. São motivos legítimos para tentar uma mudança e se tornar dono das próprias decisões e dos lucros.

Mas sabemos que empreender não é uma tarefa fácil, exige muita dedicação, presença total e uma vida financeira equilibrada para não depender imediatamente do faturamento do negócio – até porque o lucro de verdade demora pra acontecer.

É preciso estar preparado para o desafio e algumas características são fundamentais. Vamos falar do que você precisa para sair do mercado tradicional de trabalho.

1 – Visão Estratégica

É a capacidade de analisar todos os cenários que estão à volta do seu negócio e identificar oportunidades e ameaças. Desta forma, o empreendedor poderá avaliar se as decisões atuais estão corretas, se deve reavaliar algumas e até mesmo o projeto como um todo.

O cenário do mundo empresarial atual é muito dinâmico e com concorrência grande e qualificada em todos os setores. É importante o empreendedor saber o momento exato de investir ou de aguardar novos fatos.

Um exemplo típico de pensamento estratégico é a chegada de um novo concorrente com ações agressivas. Pode ser tanto ameaçador quanto estimulante, mas esta decisão depende das informações e como seu negócio pode reagir a este fato.

2 – Conhecimentos em gestão do seu segmento

Querer muito abrir um e-commerce de venda de roupas é saudável para mudar de vida profissional. E conhecer como gerir o negócio também – ou até mais.

Existem inúmeras rotinas que dizem respeito a qualquer negócio – administrar pessoal, contas a pagar, impostos, fornecedores, fluxo de caixa, cobrança e a experiência – em todas ou algumas – adquirida no mercado formal ou em experiências anteriores de negócio, é um grande diferencial para que o dia a dia flua com mais rapidez e segurança.

Caso você não tenha esta vivência, pode fazer um dos diversos e ótimos cursos de Gestão existentes hoje no mercado. O Sebrae é uma excelente fonte de conhecimento e mentoria no assunto.

3 – Proatividade

Para gerir um negócio com agilidade e eficiência, a proatividade é fundamental. É a capacidade de tomarmos a iniciativa ao invés de apenas reagirmos aos fatos.

É a base para estarmos sempre à frente da concorrência, antecipando movimentos do mercado e também investindo para a melhoria.

Caso você tenha dúvidas se tem a proatividade necessária para gerir um negócio, uma boa notícia: se você gosta muito do produto ou serviço que deseja empreender, certamente a proatividade surgirá, pois você vai querer estar sempre um passo adiante com o seu negócio.

4 – Capacidade de Liderança

Sem dúvida é um dos maiores desafios de um novo empreendedor, principalmente quem vem de ambientes corporativos que não estimulam esta competência.

A capacidade de liderar é fundamental para manter sua equipe unida e motivada e o mercado confiante de que seu negócio é um player bem gerido – sua imagem de líder sempre estará à frente da marca, positiva ou não.

Existem cursos que ensinam Liderança com qualidade e uma dica: liderar não é ordenar. Pela subordinação, as pessoas farão que você ordena. Com uma liderança segura e motivadora, as pessoas farão sempre algo a mais.

5 – Perseverança

Essa sem dúvida é a base de todo empreendedor de sucesso ou que está no caminho dele – jamais se abater pelas dificuldades. Também podemos falar de Resiliência, a capacidade de absorver insucessos, tomar lições e seguir em frente.

O que mais ouvimos ao empreender é não – de clientes principalmente. Mas isso faz parte da vida de todo empreendedor. Uma dica: procure ler conteúdos sobre o empreendedor de sucesso que seja a referência no seu setor. Certamente ele tem muitas histórias de nãos que podem inspirar você a seguir em frente.

Só não confunda perseverança com teimosia. A primeira deve existir para que o sonho maior – o negócio – continue existindo, mas com as correções de rumo que as circunstâncias mostrarem.

Se você já tem essas habilidades, ou está desenvolvendo, descubra então como ganhar muito dinheiro na internet.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *