É fácil ficar com ciúmes do sucesso dos outros em seu setor, mas aprender com os titãs pode ser uma lição gratuita de marketing.

No competitivo mundo dos negócios de hoje, é tentador perceber os líderes em seu setor como inimigos. Afinal, quando você está lutando para obter lucro, quem é o melhor culpado do que aqueles que estão arrecadando?

O ciúme, no entanto, apesar de ótimo para esconder as próprias deficiência, não é muito útil para se tornar o melhor negócio possível. Então, em vez de ver grandes empresas derrotarem os Golias – ou como barreiras impedindo você de entrar em uma determinada indústria – por que não ter seus sucessos como oportunidades de aprender como construir uma estratégia de marketing bem-sucedida?

Os Grandes Cães podem mostrar-lhe como

Como uma empresa menor, você pode se sentir como se estivesse perdendo, desesperado para derrubar sua concorrência.

Felizmente, porém, existem grandes jogadores que procuram ativamente ajudá-lo a encontrar o caminho para o sucesso. A Microsoft, por exemplo, oferece a seus parceiros campanhas de marketing prontas para ajudá-los a elevar seu próprio posicionamento junto aos clientes.

Enquanto a Microsoft está assumindo um papel ativo em preencher a lacuna, a empresa é apenas um exemplo de uma grande corporação da qual todos nós podemos aprender.

Nem todos os principais participantes abriram seu manual, mas empresas de todos os tamanhos ainda podem imitar os sucessos de seus pares maiores, dedicando um momento para estudar seus métodos de marketing.

Adobe: empregue Marketing “always-on” (sempre ativo).

A Adobe mudou drasticamente suas táticas de marketing por meio de um processo chamado marketing always-on (sempre ativo). Enquanto a empresa gastava meses planejando e executando o que esperava ser uma estratégia de marketing perfeita, a Adobe agora dedica reuniões semanais a analisar e responder a um fluxo constante de dados. Dessa forma, a Adobe está constantemente implementando e revisando uma nova onda de técnicas de marketing para acompanhar seus concorrentes.

Essa abordagem não apenas permitiu que a Adobe adotasse estratégias de marketing mais eficazes, mas também aperfeiçoou sua abordagem ao trabalho em equipe.

Com o desenvolvimento de uma equipe central de dados de marketing, a empresa criou um hub para profissionais de marketing, gerentes de projeto e uma variedade de outros especialistas para colaborar nas tarefas diárias de marketing.

Walmart: facilite a vida dos afiliados.

O marketing de afiliados é um método de marketing popular para uma variedade de empresas, mas o papel ativo do Walmart em ajudar seus afiliados é especialmente notável.

Por exemplo, como os produtores de conteúdo se tornaram um dos tipos mais eficazes de afiliados, o Walmart criou um plug-in para WordPress que converte automaticamente o texto relacionado em um link pago do Walmart.com.

Com esse plug-in, os blogueiros podem direcionar com mais eficiência os leitores para o site do Walmart, facilitando a geração de receita para esses afiliados.

Lição aprendida: você não precisa apenas tornar seus serviços mais acessíveis a seus consumidores para aumentar os lucros, mas também para seus afiliados.

Netflix: construa suspense e mistério.

A simplicidade elegante é uma coisa, mas a intriga é indiscutivelmente uma ferramenta ainda mais eficaz para os profissionais de marketing.

Tome a Netflix, por exemplo. Mesmo para os programas mais populares, como o Stranger Things, as campanhas de marketing da Netflix geralmente evitam manchetes chamativas, ruídos altos e outros truques comuns para atrair consumidores.

No entanto, não é apenas o minimalismo que desperta nosso interesse nos novos programas da Netflix ou nas novas temporadas de dos favoritos antigos – é o quanto não sabemos que é manchete.

Os anúncios da Netflix normalmente começam com nada além de uma data de lançamento, seguidos semanas depois por uma única imagem viral e, depois, por uma lista de episódios sem contexto maior.

Essas gotas nos dão apenas informações suficientes para nos manter adivinhando, o que, por sua vez, cria uma quantidade substancial de marketing boca-a-boca. Se a Netflix nos fornecesse todos os detalhes (como fazem nos episódios), não teríamos motivos para especular sobre o mais novo programa com nossos amigos e colegas de trabalho.

Então, da próxima vez que sua equipe de marketing estiver desenvolvendo uma nova estratégia, pense em quanto mais buzz você pode gerar com um anúncio simples e misterioso do que com um vídeo colorido e extravagante.

 

Em última análise, enquanto os líderes do seu setor são alvos fáceis para a sua inveja, lamentar o sucesso deles não o levará a lugar nenhum.

Em vez disso, aprenda com os passos que esses gigantes tomaram para chegar onde estão hoje.

Ao tratar suas estratégias como um curso intensivo de marketing, você pode ter apenas empresas tomando notas de você um dia.

 

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