O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, exige qualificação profissional em constante aprimoramento. E a base do diferencial no currículo está na fluência em uma segunda língua. O inglês é o idioma mais exigido, por diversas razões. Entre elas, a necessidade das grandes corporações de se comunicarem com o mundo, cada vez mais globalizado. E o inglês torna-se o elo desta necessidade de interação, mesmo que a relação seja feita em países que não tenham adotado esta língua oficialmente. Estudar inglês, portanto, tornou-se uma
necessidade à medida que ela se torna o idioma oficial do mundo.

O inglês é a segunda língua mais falada e todo o planeta Terra, perdendo apenas para o mandarim, da China. A diferença é que o inglês está presente na cultura de todos os continentes, tornando assim o idioma oficial na interação entre povos. Isso significa que um turista que visita a França, por exemplo, possivelmente vai conseguir se comunicar com os nativos através do inglês, deixando de lado a necessidade imediata de aprender o francês.

O mesmo fenômeno pode ser observado em países como Alemanha e Japão. Na terra do Sol Nascente, aliás, grande parte da publicidade observada nas ruas tem a tradução em inglês, dada a esta necessidade de interação entre os povos.


Aprender para crescer profissionalmente
No mercado de trabalho, saber inglês significa ter mais chances de crescer na carreira. Um estudo recente feito pela Catho Online mostrou que, em média, o salário de quem domina o idioma é 64% maior, se comparado a quem se comunica apenas em português.

Mais do que isso, saber inglês, atualmente, pode ser a diferença entre estar ou não empregado, dada a crise financeira e a escassez de postos de trabalho em aberto. Portanto, estudar e dominar o idioma significa possuir o diferencial necessário para se manter competitivo perante os concorrentes a uma vaga de emprego.


Curso de inglês é mais que necessário
Embora esta necessidade de aprender a língua seja latente, o Brasil ainda corre muito atrás. Grande parte das escolas públicas até ensinam o idioma para as crianças e os adolescentes, mas de um modo raso e pouco funcional. O chamado “inglês instrumental” não é suficiente para que o aprendizado seja minimamente eficiente.

É por isso que há muitos cursinhos de ensino de idiomas espalhados por todos os cantos do país. A necessidade de estudar inglês faz desta demanda uma crescente, com muitas ofertas, para famílias das mais diferentes capacidades financeiras. O estudo não chega a ser caro, mas ainda é inacessível para grande parte da população.

Uma saída encontrada para driblar o custo das aulas é procurar uma bolsa para o curso de inglês, como as oportunidades disponíveis no Portal Educa Mais Brasil. Através das bolsas, é possível reduzir o preço da mensalidade em até 50%, sem qualquer prejuízo ao ensino.

Ao estudar a nova língua, nos capacitamos para:
•       Desbravar o mundo
•       Interagir com pessoas de outros povos
•       Ter chances de conseguir emprego e ganhar melhores salários
•       Conseguir estudar e até trabalhar em outros países

Aliás, atualmente é possível estudar inglês, no país, até nas áreas mais distantes, onde não há cursos de portas abertas. Isso porque existem bolsas para curso de inglês à distância, com metodologia eficaz, desde que haja comprometimento do estudante.

Em ambos os casos, o aprendizado da língua exige este comprometimento do estudante.  Especialistas em aprendizado de línguas estrangeiras afirmam que não há uma fórmula mágica para absorver os conhecimentos, muito embora algumas iniciativas possam ser colocadas em prática para facilitar os estudos. Entre eles

•       Praticar muito
•       Buscar interação com pessoas de outros países, sempre que possível
•       Estudar não apenas durante os cursos, mas também em casa
•       Ler, ouvir músicas e assistir filmes com legendas em inglês

Portanto, aprender inglês é mais que um diferencial, mas uma necessidade do século XXI. Tenha foco, perseverança e busque bons cursos, presencial ou online, para orientar seus estudos. Good luck!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *