Certamente vivemos os tempos mais virtuais dos negócios, de todos os segmentos. As empresas hoje em dia investem muito, e com prioridade, nas estratégias digitais de comunicação visual e verbal com seus clientes.

É na grande rede que estão as maiores possibilidade de dar visibilidade aos produtos e serviços, de explorar todos os recursos visuais para divulga-los e atrair uma audiência que poderá se tornar clientes.

Por outro lado, as estratégias tradicionais, que contribuíram para o sucesso por décadas, ainda têm o seu valor – a visibilidade física, com materiais gráficos. Ainda existe um grande público à margem da internet e que precisamos alcançar através dos impressos em eventos, locais de grande circulação e mailing lists.

 

Os impressos ainda são muito usados principalmente por pequenas empresas e profissionais autônomos. A tradição de uso deles em algumas regiões ainda conta muito. Por este motivo, vamos falar de 5 materiais gráficos que você vai precisar para começar seu negócio!

1. Cartões de Visita

Sem dúvida, o material impresso mais importante do seu negócio. Ele será a primeira impressão visual da empresa para um potencial cliente ou parceiro de negócios.

Nós investimos muito na tecnologia, mas os contatos pessoais em diversas ocasiões permitem que façamos novas relações e o cartão de visita é a forma de transmitir uma imagem e a forma eficiente do cliente começar o relacionamento com a sua empresa.

A escolha do cartão de visita eficiente passa por alguns pontos:

  • Dimensão: prefira os de 5cm x 9cm, são os mais práticos .
  • Acabamento: com brilho e fosco.
  • Distribuição das informações no frente e no verso.
  • Design adequado e evitando a poluição visual em um espaço tão pequeno.

Um ponto essencial é o cuidado com a ortografia correta. Erros de português podem prejudicar uma imagem visual tão bem elaborada.

2. Catálogos

Para uma empresa que tem uma grande quantidade de produtos, um catálogo pode ser uma ótima alternativa para comunicar-se com seus clientes.

Ainda existem muitas lojas de roupas e de produtos como utensílios que investem em catálogos para atrair o olhar dos clientes para imagens mais reais. Um outra utilidade importante é a negociação B2B (entre empresas) onde um catálogo pode ser uma grande ferramenta nas visitas.

3. Folders

Pode cumprir um papel importante na divulgação, porém sempre em áreas onde está o seu público-alvo.

Tem um custo menor que os catálogos e devem contar com uma linguagem mais curta e objetiva e mais imagens sobre os produtos, para falar com pessoas que têm cada vez menos tempo para leitura.

4. Cartazes e Pôsteres

Ainda temos muito comércio tradicional (físico) e estes materiais ainda são muito eficientes, principalmente dentro de lojas. Neles, podemos anunciar promoções, lançamentos e sugestões de consumo.

Aqui o cuidado deve ser com a linguagem que será usada, ela deve ser adequada ao público-alvo definido.

5. Papelaria Personalizada

Neste setor temos variados objetos onde podemos imprimir a marca da empresa e leva-la a um patamar mais alto de reconhecimento e credibilidade por parte dos clientes.

O importante aqui é a tônica em todos os materiais gráficos que abordamos até agora: o cuidado em criar uma identidade visual em cada material que esteja alinhada com o tipo de negócio, com a personalidade dos donos e com os valores da empresa.

Os principais materiais de papelaria personalizada são:

  • Envelopes
  • Pastas
  • Papel timbrado
  • Agendas
  • Blocos de anotação

No caso dos envelopes, pastas e do papel, são um conjunto que ainda é usado para envio de contratos, e a personalização confere também a segurança da origem do documento.

 

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