Extrair a melhor performance de marketing e de vendas da sua loja não é uma tarefa fácil e exige uma atenção diária e intensa, principalmente no mundo digital, onde consultas e compras podem acontecer em poucos minutos.

Vamos falar de 5 dicas de Marketing para sua loja. Acreditamos que podem ajudar a aumentar as suas chances de sucesso!

1 – Sua loja física e seu site devem se comunicar com seu público-alvo

Ter uma loja com uma identidade visual ótima e/ou um site com excelente desenvolvimento e um visual top são realmente coisas que todo negócio almeja.

Mas será que tudo isso se comunica com seus potenciais clientes? Porque existe aquilo que imaginamos para o nosso negócio e aquilo que os consumidores esperam quando são atraídos até as suas lojas (física e online).

Se, por exemplo, sua estratégia para atrair clientes para seu negócio online de roupas de mulheres de 35-40 anos, um visual de loja teen não vai funcionar – nem para as filhas delas, porque essas é que devem procurar e achar a sua loja.

O importante é achar o ponto certo de interação que mostra para estes consumidores que seu negócio está realmente falando com eles. Assim, tudo ficará mais fácil – ou menos complexo.

2 – O cliente compra benefícios e sonhos, não produtos

Todos nós já ouvimos que uma venda é um processo emocional. E é uma verdade.

Ninguém – e nos incluindo – compra características que vão resolver um problema. Nós compramos o sonho de ver um problema resolvido ou de atingir uma meta. Portanto, devemos vender coisas que os produtos podem fazer pelas pessoas, e não os produtos em si.

Se vendemos um smartphone numa região classe A, é o status ou funcionalidades exclusivas que poderá atrair. Se vendemos um celular numa região classe C, é a inclusão digital, o acesso a tudo que o grupo social tem, que pode vende-lo, entre outras coisas.

E quanto mais eficaz esta mensagem – vender soluções e sonhos – mais fácil será para vender o preço do seu produto.

3 – Invista nas Redes Sociais e em um Blog para atrair e engajar

Um blog com conteúdos (artigos) relacionados ao seu segmento é um instrumento altamente eficaz para comunicar-se, atrair e engajar potenciais clientes.

Os artigos mostram autoridade e atraem pessoas de uma forma natural para seus produtos. Se você vende roupas femininas para jovens, publique postagens sobre as tendências da moda deste segmento, os acessórios que estão fazendo sucesso e outros temas.

As redes sociais são, hoje em dia, fundamentais para uma comunicação digital mais direta e rápida. São milhões de pessoas consumindo conteúdo e se interessando por produtos e serviços o tempo todo.

O efeito multiplicador é grande, e as possibilidades de vendas aumentam bastante.

4 – Invista fortemente em Marketing Digital

O mercado digital é a realidade todos os negócios, em todos os segmentos. Nenhuma empresa pode abrir mão de investir em blog, site e redes sociais para estar mais presente na vida de tantas pessoas.

O marketing digital é o conjunto das estratégias, ferramentas, ações e métricas que precisamos para que a presença digital do produto seja a melhor.

Existem muitas agências de marketing digital que prestam um serviço de ótima qualidade e um custo muito menor do que o senso comum de que investir na internet é caro.

Veja por exemplo, a oferta de poltrona plástica do Império das Cadeiras.

5 – Atualize-se constantemente sobre o seu mercado

A concorrência hoje em dia é maior e mais qualificada. Está o tempo todo buscando alternativas para conquistar os seus clientes, e por isso é preciso estar sempre atualizado sobre tudo que envolva o seu segmento de mercado.

Novidades de produtos, novas tecnologias, fornecedores melhores (principalmente importados), formas de produção mais baratas, e principalmente: qualificar-se sempre a respeito de toda esta dinâmica.

É importante também investir na qualificação da sua equipe, principalmente de vendedores, para que prestem o serviço mais adequado ao seu público-alvo.

Desta forma, você não será surpreendido pelas vendas perdidas ou por clientes te informando sobre produtos melhores na concorrência.

 

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