A melhor estratégia de aquisição de clientes inclui pelo menos a mesma atenção em manter os clientes que você já possui.

Muitos proprietários de empresas concentram-se no estágio de aquisição do funil de vendas, excluindo a retenção. Isso ocorre porque as pessoas geralmente consideram o marketing como sinônimo de aquisição – o ato de atrair clientes para o seu negócio.

Manter os clientes, ou retenção, deve ser igual ou mais importante que a aquisição.

Segundo a Bain & Company, custa sete vezes mais atrair novos clientes do que mantê-los. Além disso, se você retiver apenas 5% de seus clientes anualmente, poderá gerar até 125% mais lucros.

As estratégias de retenção realmente compensam a longo prazo e ajudam você a construir um negócio sólido ao longo do tempo.

Seja esperto. Crie uma estratégia de retenção bem-sucedida para converter seus novos clientes em clientes de longo prazo. As chances são de que você também vai gastar menos e ganhar mais, a fórmula para um negócio bem sucedido.

Para criar um programa de marketing de retenção bem-sucedido, você deve repensar como sua empresa prioriza seus esforços de marketing. Para mudar o foco da aquisição para a retenção, considere:

1. Adicionando o CRM.

Um sistema CRM, ou sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente, permite acompanhar, monitorar e comunicar-se com os clientes usando uma plataforma automatizada.

Você pode personalizar mensagens para se concentrar em itens, problemas, produtos ou informações de interesse de clientes específicos, o que ajuda a aumentar a retenção em seu mix de comunicações.

2. Priorize as estratégias de retenção, em vez de aquisição.

Mude o foco de chamadas de saída de saída, publicidade em massa e anúncios gerais para comunicações com clientes existentes. Adicione táticas da lista abaixo ao seu mix de marketing de saída como parte de seus esforços de retenção e informe sua equipe que eles devem se concentrar em concluir essas tarefas primeiro.

3. Orçamento para Marketing de Retenção.

Certifique-se de incluir orçamento suficiente para suportar os esforços de retenção, tanto quanto você apoiou a aquisição no passado.

4. Avalie o valor do cliente.

Rastreie, meça e monitore o valor do cliente, especialmente o valor da vida útil dele.

Em vez de medir apenas as vendas individuais, use seu banco de dados para avaliar as vendas por cliente. O valor da vida útil do cliente atribui uma pontuação aos clientes com base no valor atual, na frequência e no valor monetário de suas compras.

Quanto maior o valor da vida útil mais você investe em esforços de retenção com esse cliente, pois ele é considerado um bom cliente para sua empresa.

5. Concentre-se no serviço.

A maneira de manter os clientes é através do excelente serviço ao cliente.

Faça do atendimento ao cliente uma prioridade para sua equipe. Capacite as pessoas a lidar com os problemas prontamente e faça o acompanhamento com os clientes após resolver os tíquetes de serviço para garantir que não haja pontas soltas restantes.

Os clientes geralmente mudam de empresa com base no preço, mas o serviço gera fidelidade a longo prazo aos seus negócios.

 

Agora que você entende algumas das estratégias básicas por trás da retenção, vamos ver mais de perto algumas táticas de retenção populares. Essas táticas suportam as estratégias listadas acima e ajudarão a manter os clientes voltando à sua empresa para mais:

6. Envie comunicações frequentes.

E-mails e cartões postais são formas baratas de manter as comunicações com os clientes. Lembre os clientes de vendas futuras ou envie-lhes uma simples nota de agradecimento e um cupom para incentivar novos negócios.

Lembre-se de enviar apenas e-mails para clientes que concordaram em recebê-los (aceitos na sua lista de e-mail).

7. Interagir nas mídias sociais.

A mídia social não pretende enviar mensagens para seus fãs e seguidores.

É sobre comunicação e engajamento. Compartilhe, comente e agradeça quando compartilharem suas postagens. Seja uma presença frequente e cortês nas mídias sociais e use um punhado de plataformas de mídia social muito bem, em vez de tentar estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

É melhor se concentrar em algumas plataformas e trabalhá-las muito bem, então é tentar estar em dezenas delas com sucesso limitado.

8. Transforme reclamações em oportunidades.

Lembre-se de que, em um negócio baseado em retenção, o serviço é fundamental.

Reclamações são uma oportunidade de se envolver com seus clientes, não um aborrecimento. Use a oportunidade para resolver o problema completamente e agradecê-lo com serviços adicionais.

9. Inicie um programa de compras frequentes.

Os programas de compras frequentes são familiares para muitos clientes e podem ser iniciados com cartões perfurados ou cartões de etiqueta.

Faça recompensas fáceis de obter e amigáveis ​​para resgatar.

10. Hospede um evento.

Se você tem uma empresa on-line ou off-line, considere hospedar um evento.

As empresas on-line podem hospedar podcasts, eventos promocionais, horas de perguntas e respostas para “escritórios abertos” ou vendas especiais.

O negócio físico pode ter festas especiais, eventos em casa aberta, palestras, revelações de novos produtos e outros eventos em suas lojas. Faça alguns eventos exclusivos apenas para seus clientes atuais e você transformou um evento em uma tática de retenção.

Com essas estratégias, você pode transformar seu foco de negócios de aquisição para retenção.

Continue a adicionar novas ideias à sua estratégia de retenção e certifique-se de monitorar e medir os resultados para ver o que funciona melhor para sua nova direção de marketing.

 

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